Soft power
Para dar início à pesquisa, primeiro temos que entender o que é o “Soft Power”, da onde veio e qual seu conceito.
O chamado “Soft Power” ou Poder Brando vem do conceito criado pelo cientista político e professor, Joseph Nye, que dizia que era um conceito que definia a capacidade dos países em influenciarem nas Relações Internacionais através de trocas comerciais, da persuasão, da sedução de produtos, levando assim os outros a quererem o que você quer sem o uso da força ou de materiais que causam ameaças.
Esse conceito é de aspecto indireto e imaterial do poder, segundo Nye, para o Soft Power funcionar e exercer sua função teria que haver uma articulação entre agentes públicos e privados, o que pode resultar da criação de uma entidade específica.
2. Ensino da língua portuguesa no mundo
Segundo algumas pesquisas, o interesse de estrangeiros pelo português sempre foi muito raro, nas poucas vezes que tinha, ou era por que tinha algum relacionamento no Brasil ou por que se interessava por alguma música.
Desde 2008, essa imagem vem mudando bastante nos países, pois agora aprender português amplia oportunidades no mercado de trabalho e é muito bom no currículo também. A abertura da língua portuguesa nas escolas de idiomas de diversos países tem dado resultado, o número de alunos interessados cresceu bastante, dentro das empresas também há procura de treinamentos e, além disso, os estrangeiros aprendem sobre a cultura brasileira nas aulas, e isso agrega muito às pessoas que vem trabalhar no país ou até mesmo visitar, com tudo isso o aumento de interesse, a imagem do Brasil e de nossa cultura só tende a melhorar.
De acordo com as pesquisas feitas por professores e instituições de ensino, o perfil dos estudantes tem mudado por conta do crescimento de três grupos em particular, o primeiro seria os jovens que tem interesse em aprender português para fins corporativos, procurando oportunidades no Brasil; o