Soft e Hard power
Todo Estado tem como objetivo:
Ganhar o poder
Manter poder. = Balança de poder.
Demonstrar poder.
"O paradoxo do poder americano" Hans Morgenthaw "política entre nações".
"Influenciar mais do que ser influenciado".
Elementos do poder nacional
1) Geografia : localização(fixa) pode- se avaliar o tamanho do Estado, a circulação (quão fácil é para entrar ou sair), as fronteiras
2) Recursos minerais:
->Alimentos- se há, por exemplo necessidade de importar, o Estado se torna débil.
->Matéria prima- você pode se manter, e inclusive exportar.
->Capacidade industrial/ tecnológica - não basta ter os recursos se você não tem capacidade tecnológica para transformar/produzir e gerar bens de consumo. Ex: países pobres que tem grandes depósitos de Urânio, porém não tem capacidade de produzir nada, em sentido bélico.
3) Grau de preparação militar
-> tecnologia bélica, desde armas não letais como gases e balas de borracha (ATT na ONU- eufemismo, tratado visando mudar esse nome e controlar a quantidade de armas no mundo).
Alguns estados não podem comprar armas, os países pertencentes a ONU são proibidos de vender para este determinado país, porém podem vender para o vizinho, não pertencente a ONU que vende para aquele que estaria proibido.
Quanto mais armar se tem, melhor, mais forte.
Dilema de segurança: Um estado se arma a fim de se proteger, porém os outros se armão também, com medo, o que faz o primeiro estado ainda mais inseguro. Ou seja: neste caso, a segurança causa insegurança.
-> Liderança militar: líderes sendo grandes estrategistas. Russos indo cada vez mais para o norte, frio. Franceses debilitados, perdem a guerra.
-> quantidade e qualidade das forças. Existem empresas que oferecem esses três fatores (tecnologia bélica, liderança militar, quantidade e qualidade das forças). O grande ponto negativo dessas empresas é