Sociologia
A partir do momento que os líderes acreditam que através do desenvolvimento das equipes poderão ter um resultado na lucratividade da empresa, é o momento de elaborar um plano para chegar a estas metas. Este plano começa com alguns fundamentos
O primeiro fundamento é a função de treinamento que é qualquer atividade que ajude o colaborador a se tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funções atuais e prepará-lo para novas oportunidades.
O segundo fundamento é a competência. Competência se resume em conhecimentos, habilidades e atitudes. Será que a equipe é competente para desempenhar as tarefas que realizam?
“Para se elaborar um bom programa de Treinamento e Desenvolvimento, é importante se pautar em quatro fases” (CHIAVENATO, 2008). São essas as fases, Identificação das necessidades de treinamento, Planejamento e programação do treinamento, Execução do treinamento.
Avaliação dos resultados do treinamento Identificação das necessidades de treinamento. O gestor precisa ter uma visão clara dos membros da sua equipe para ter certeza das reais necessidades do treinamento identificação das reais necessidades de treinamento. É neste momento que ele identifica o nível de eficiência e competência do seu colaborador e compara com os níveis desejados para aquela função. A partir disso o líder começará a construir o que seus colaboradores deverão aprender para atingir o patamar desejado para executar a sua função com maestria. Planejamento e programação do treinamento A partir do momento que as lideranças identificaram as reais necessidades de treinamento, o planejamento do programa de treinamento irá desenvolver a estrutura conteúdo a ser abordado, de forma sinérgica com o público-alvo e da cultura da empresa. Neste momento também definiremos os recursos que serão necessários para atingir este objetivo. Uma forma simples de estruturar esta fase