Sociologia
Henry Ford constatou que os altos salários não eram suficientes para garantir eficiência ou responsabilidade individual no chão da fábrica. Um salário melhor (cinco dólares era quase o dobro do padrão industrial médio) podia levar o trabalhador à preguiça, a uma dissipação mais rápida através do jogo, bebidas ou mulheres de vida airosa. Ford criou o Departamento Sociológico da empresa, com a função de fiscalizar os detalhes mais íntimos dos funcionários, inclusive sua vida sexual. Com o surgimento da doutrina keynesiana é uma teoria econômica que ganhou destaque no início da década de 1930, no momento em que o capitalismo vivia uma de suas mais graves crises. (ver folha)
O toyotsmo foi uma terceira forma de gestão importante no seculo XX. O fordismo é implantado no japão na decada de 1920. Mas Este plano foi interrompido temporariamente devido o envolvimento do Japão na Segunda Grande Guerra em 1945, . Pois era notável a crescente diferença da mão de obra americana em relação à japonesa, considerando ainda o tempo de atuação no mercado, o maior investimento e avanço tecnológico e principalmente que o Japão era, naquele momento, uma nação devastada com os efeitos da guerra. Ainda com todos estes fatores desfavoráveis, a família Toyota motiva-se ainda mais e anos mais tarde alcançaram o mesmo nível de produção dos americanos.
As principais características do modelo toyotista são: Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.(pagina 03) Automatização – utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo,