Modal ferroviário no brasil
UNIRP MARKETING 2013 3º PERIODO ALUNOS:
MARCO ANTONIO HENRIQUE BORGES LILIAN MOURO EDMAR SUEVILIN HILARINA DIAS
MODAL FERROVIÁRIO, O QUE É?
O Transporte ferroviário é realizado sobre linhas férreas e tem omo objetivo o transporte de pessoas e mercadorias.
As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades, como: minério; produtos agrícolas; fertilizantes; carvão; derivados de petróleo, etc.
Uma característica importante da linha férrea é a bitola que tem como definição a distância entre os trilhos de uma ferrovia. No Brasil, existem 3 tipos de bitola: larga (1,60m), métrica (1,00m) e a mista. Destaca-se que grande parte da malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas.
HISTORIA E EVOLUÇÃO
O SURGIMENTO DA LOCOMOTIVA No inicio do século XIX, com a Revolução Industrial o aumento do volume da produção de mercadorias e a necessidade de transportá-las com rapidez, para os mercados consumidores, fizeram com que os empresários ingleses dessem apoio a George Stephenson (1781-1848), que apresentou sua primeira locomotiva em 1814. Foi o primeiro que obteve resultados concretos com a construção de locomotivas, dando início à era das ferrovias. Ao iniciar-se a segunda metade do século XIX, a invenção de Stephenson já se desenvolvia na Europa e na América do Norte. Pelo menos 3.000 quilômetros de via férrea estendia-se no Velho Continente e 5.000 nos Estados Unidos.
Imagem da primeira Locomotiva criada por Stepehrson
A LOCOMOTIVA NO BRASIL
No Brasil o transporte terrestre de mercadorias era feito no lombo dos burros em estradas carroçáveis. As primeiras iniciativas foram volta de 1828, com o incentivo do governo nacional à construção de ferrovias, quando o Governo Imperial autorizou a construção e exploração de estradas em geral. Em outubro de 1835, o Governo Imperial consubstanciou sem sucesso a concessão às empresas