Sociologia
Ceje
Aluna: Daiane Carvalho Martins
Turma:1004
Prof: Fabricio
Matéria: Sociologia
Tema: Texto sobre o homem, como ser social e subjetividade individual a socialização.
Este texto comenta a importância da sociedade na constituição do indivíduo e da subjetividade, analisando a trajetória do desenvolvimento social desde a horda primeva, descrita por Freud, até a formação da civilização e suas implicações. Aborda a relação dinâmica entre indivíduo e sociedade, onde ambos são interdependentes e entendidos a partir de uma determinação dialética de suas dimensões, possibilitando configurações sociais diversas de acordo com o contexto histórico. Analisa, baseado em Horkheimer e Adorno,a apreensão das dimensões do indivíduo e da sociedade e a ampliação do caráter histórico, propiciando uma investigação crítica dessa relação entre sociedade e ser humano.
A reflexão sobre os conceitos de indivíduo e sociedade, para as ciências sociais, é de suma importância. É, justamente, o problema da interação entre as duas dimensões que adotamos como objeto. Seja nas interpretações que postulam a prevalência do indivíduo sobre a sociedade, ou desta sobre aquele, ou ainda nas que os enxergam através do prisma da dialética, o trabalho sempre foi construído em torno de se determinar até que ponto eles são dependentes ou independentes e, mais do que isso, de se determinar leis gerais para esta interação. Devemos ressaltar que o problema considerado sempre teve sua dimensão política.
A postulação da prevalência da sociedade, ou Estado, sobre o indivíduo, quando naturalizada por leis gerais e estáticas, estava vinculada a ideologias e à manutenção do status quo. Também, a generalização da prevalência do indivíduo, contraditoriamente, estava ligada à dominação. A primeira servia, como ainda pode servir, à manutenção das monarquias e dos