Rfid
Geovane Martins da Silva Faculdade de Tecnologia Senac Goiás geovane.tsi@gmail.com
1. Introdução ao RFID
O RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia com grande desenvolvimento na última década que utiliza ondas eletromagnéticas para sua comunicação e tem o objetivo de identificar dados remotamente. Nessa tecnologia os dados contidos em uma etiqueta podem ser coletados por um leitor sem a necessidade de que essa etiqueta esteja no ângulo de visão do leitor como ocorre no processo de código de barras. Devido à diminuição nos custos de etiquetas e leitores a adoção dessa tecnologia tem aumentado consideravelmente e muitas aplicações já estão presentes em nosso diaa-dia. De uma forma resumida, podemos dizer que esse sistema é composto basicamente por etiquetas e um leitor que se comunicam entre si através de rádio frequência e tem a capacidade de ler várias etiquetas simultaneamente e não somente uma.
colocados um transmissor em cada avião britânico, onde esses transmissores recebiam sinais das estações de radar no solo, começavam a transmitir um sinal de resposta, que identificava o avião como amigo. Embora iniciada há tanto tempo, somente após 1970 diante de várias pesquisas, foi possível apresentar a tecnologia com o objetivo comercial de hoje, pois anteriormente foram enfrentados problemas de inexistência de componentes de pequena dimensão, onde eles buscavam uma forma de identificar e rastrear produtos por um processo de ondas eletromagnéticas, onde inicialmente teria se dado o nome de EPC (Eletronic Product Code), que foi o primeiro nome dado ao RFID.
3. Arquitetura de um sistema RFID
O desenvolvimento e a adoção de um sistema de identificação por rádio frequência se dá devido a crescente padronização dos protocolos e camadas, aumento na capacidade de processamento mesmos em dispositivos extremos da rede e grande avanço nas transmissões sem