Origem da vida
Introdução a Origem do Universo
Os avanços da cosmologia, ramo da ciência que estuda os corpos celestes e o espaço sideral, levaram os cientistas a imaginar uma nova explicação para a origem do universo, o que ficou conhecida como a teoria da grande explosão ou do Big Bang.
Segundo a teoria do Big Bang, tudo o que existe, incluindo o tempo, teria começado com uma monumental explosão ocorrida entre 12 e 15 bilhões de anos atrás. Desde então, o universo tem evoluído e dado origem galáxias, estrelas e diversos outros corpos celestes, dentre os quais, a Terra.
Curiosidade: conhecendo a velocidade de afastamento das galáxias e sua distância relativa, foi possível calcular o monumento do Big Bang.
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DOS SERES VIVOS
- Teoria da Abiogênese ou Geração Espontânea:
Até meados do século XIX, a maioria das pessoas e mesmo grandes pensadores, acreditavam que seres vivos podiam surgir espontaneamente a partir da matéria bruta ( não viva).
- Teoria da biogêneses:
Os seres vivos originam-se a partir de um mecanismo reprodutivo de organismos pré-existentes.
Histórico
Helmont (Abiogênese)
Von Helmont (1577 – 1644) um importante médico belga, dava várias receitas para abiogênese. Uma delas era a fórmula para a obtenção de ratos:
“ Enche-se de tricô e fermento um vaso, que é fechado com uma camisa suada. Passados allguns dias o odor e o fermento transforma o trigo em ratos.”
Como sabemos hoje em dia os ratos que apareciam não se formavam a partir da receita de Helmont, mas eram atraídos pela mistura.
Redi (Biogênese)
Por volta de 1660, Francesco Redi (1626 – 1697) começou a combater a Teoria da Gração Espontânea.
Redi reparou que pequenos vermes aparecem em lugares freqüentados por moscas, como a carne em decomposição. Supôs então que esses vermes eram na realidade, provenientes de ovos depositados por moscas e não teriam surgido espontaneamente como afirmavam os defensores da Abiogênese.
Para testar sua hipótese,