Sociologia
SOCIOLOGIA – UNIDADE II
PROFESSOR GILVAN ARAÚJO
ALUNO: MARCELINO MARCIO DE O.COUTO
1 – Explique qual a diferença entre o pensamento de Émile Durkheim e Karl Marx sobre sociedade?
R- Marx foi um comunista e para ele a produção é a raiz base da estrutura social. A sociedade se organiza de acordo como produz, ou ganha o seu sustento. Segundo Marx, as relações entre os homens resultam das relações de oposição, antagonismo, e exploração sendo este o principal meio de sustentação do capitalismo.
Para Durkheim a sociedade é um organismo único e não separada em partes como propunha Marx com as diferenças entre as classes sociais. O indivíduo aprende a seguir normas e regras de ação que lhe são exteriores – ou seja, que não foram criadas por ele – e são coercitivas – limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais. As instituições socializam os indivíduos, fazem com que eles assimilem as regras e normas necessárias à vida em comum.
2 – Quais são as negações de Weber às teorias de Marx e Durkheim?
R – Weber ao contrário de Durkheim e Marx, que davam ênfase à análise sociológica dos fatos sociais e às relações entre as classes, tomou como ponto de partida a análise centrada nos agentes, ou seja, nos indivíduos dos grupos sociais e suas ações, individualmente.
O pensamento weberiano privilegia a parte sobre o todo, tendo em vista que a coletividade, necessariamente, se origina do individual. Weber definiu como objeto da Sociologia a ação social, ou seja, qualquer ação que um indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
3 – Como o Estado impõe sua dominação de forma legítima?
R – Através da politica em que o estado usa para fazer as regras e decisões que a sociedade tem que seguir quando estas se transformam em leis. A politica pode-se dizer que é a produção de poder.
4 – Qual a diferença entre o individual e o coletivo dentro da sociedade na visão de Durkheim?
R- Para Durkheim