Terapia psicanalitica breve
Sigmund Freud foi o primeiro a aplicar a psicoterapia breve , um exemplo é o caso do maestro atendido por Freud em 1906 que após seis sessões considerou-se curado.
Embora Freud tenha alcançado alguns sucessos com abordagens de curta duração , ele não as estruturou como forma técnica ,chegando a afirmar que a psicanálise é sempre um processo terapêutico que requer longo período de tempo.
A PSICOTERAPIA PSICANALITICA BREVE Psicoterapia Breve Psicanalítica tem como característica essencial o foco terapêutico e a curta duração do tratamento. O enfoque terapêutico é dirigido para um conflito central que, em geral, desdobra-se em questões de difícil aceitação e adaptação.
Quando a Psicoterapia Breve é realizada por um psicanalista, é chamada de Psicoterapia Breve Psicanalítica e o psicanalista tem como função, além de trabalhar uma questão focal, fazer uso da interpretação psicanalítica para levar o paciente a desenvolver uma percepção mais ampla e profunda dos mecanismos psíquicos inconscientes que estão em jogo na sua forma de se relacionar e de lidar com as suas dificuldades.
DURACAO:
O tempo de duração de uma terapia breve é variável podendo abranger desde algumas sessões até alguns meses de terapia, atingindo no máximo um ano de duração. Após um ano, passamos a considerar este processo como uma terapia de longa duração.
INDICACAO:
A psicoterapia breve psicanalítica é indicada para pessoas que não possuem um comprometimento psíquico grave, mas que, por algum motivo, tiveram o seu equilíbrio psíquico alterado por uma dose significativa de estresse mental, ansiedade e instabilidade emocional podendo observar desajustes no relacionamento afetivo e interpessoal, no desenvolvimento profissional, ou no equilíbrio somato-psíquico.
METODO:
Faz-se uma avaliação psíquica na primeira entrevista, a partir da qual pode-se indicar o número de sessões necessárias ao tratamento. Próximo ao término das sessões, pode-se reavaliar o caso e indicar a