Método mãe kanguru
ALOJAMENTO CONJUNTO E MÉTODO MÃE CANGURÚ * DÉBORA ALVES SOUSA
TAGUATINGA/DF
2012
DÉBORA ALVES DE SOUSA
* ALOJAMENTO CONJUNTO E MÉTODO MÃE CANGURÚ
Trabalho apresentado ao curso de Graduação da Faculdade de Enfermagem, como requisito à obtenção do título de Baixarel em Enfermagem Orientado pelo Prof. Wanderlan.
Taguatinga/DF
2012
Ao Deus, único merecedor, Dedico e agradeço.
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .05
2 MATERIAIS E MÉTODOS 07 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES 09 3.1 VIVÊNCIAS MATERNAS COM O MÉTODO MÃE CANGURU 09 4 CONHECENDO O MÉTODO CANGURU 14 CONCLUSÃO 15 REFERÊNCIAS 16
1 - INTRODUÇÃO
Ter um bebê em casa é motivo de alegria a muitas famílias e “o diagnóstico positivo é a possibilidade real de atender ao desejo de ter o primeiro filho ou ter mais um após outras experiências com a maternidade”.
Durante a gravidez, o vínculo afetivo entre mãe e bebê tem um desenvolvimento especial a cada trimestre, porém é no segundo trimestre que se iniciam os primeiros movimentos fetais, é a primeira vez que a mulher sente o feto como uma realidade concreta dentro de si.
Tudo o que os futuros pais esperam é uma gestação calma, tranqüila e sem intercorrências. Porém, nem sempre isso ocorre, pois muitas vezes acontece um parto prematuro, uma gestação de risco, nos quais transtornos inesperados fazem com que o bebê chegue ao mundo antes do tempo previsto. Medo, insegurança, culpa e preocupações, são sentimentos que invadem a vida dos pais neste momento, pois se deparam com um bebê recémnascido, prematuro, frágil, de baixo do peso e ainda incapaz de sobreviver sem cuidados especiais e intensivos.
O período neonatal compreende os primeiros 28 dias de vida após o nascimento. São