Sociologia
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR: EDGLEY
DISCENTES: ADRIELLE PEREIRA, KÉSSIA LASSEN E MARIANA MARQUES
OS PARTIDOS POLITICOS NO BRASIL
PORTO VELHO, RO
ÍNDICE
Introdução ………………………………………………… 03
Desenvolvimento ………………………………………… 04
Conclusão ……………………………………………….… 05
Referencias Bibliográficas ………………………………. 06
INTRODUÇÃO
A legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de varias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (1964 – 1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade e voltaram a funcionar. Atualmente, existem 32 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
DESENVOLVIMENTO
PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES
Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no inicio da década de 1980, na região do ABC Paulista. Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social. Atualmente, governa o país através da presidente Dilma Vana Rousseff.
PMDB – PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO
Fundado em 1980, reuniu uma grande uma grande quantidade de políticos que integravam o MDB na época do governo militar. Identificado pelos eleitores como principal representante da democratização do país, no inicio da década de 1980, foi o criador em parte das eleições ocorridas no período pós regime militar. Chegou ao poder nacional com José Sarney, que tornou – se presidente da republica após a morte de Tancredo Neves. Com o sucesso do Plano Cruzado, em 1986, o PMDB conseguiu eleger a grande maioria dos governadores naquela eleição. Após o fracasso do Plano Cruzado e a morte do seu maior representante, Ulysses Guimarães, o PMDB entrou em declínio. Muitos políticos deixaram a