Sociologia
Pode definir-se cultura como dupla mediação:
Mas, nos últimos seculos, tornou-se lugar-comum afirmar que a cultura surgiu da “desnaturalização” do Homem, que não aceitando ser apenas uma parte da Natureza, decidiu destacar-se dela e transformá-la. Desde então a cultura passou por varias transformações e metamorfoses, e só recentemente perdeu esse caracter de oposição radical ao biológico e ao meio ambiente.
E.Sapir define cultura como um conjunto de atributos e produtos resultantes das sociedades que não são transmitidos através da hereditariedade.
Algumas culturas não têm uma palavra específica para a ideia de cultura como por exemplo:
Gregos tinham a MÀTHÊMA, a ideia de “algo abstracto” que se opõe à ideia de “ Natureza”. Nos primeiros seculos do milénio em Roma surgiu a palavra latina CULTÛRA que tem como significado “ Lavoura, cultivo dos campos” e, ao mesmo tempo, “instrução, conhecimento adquiridos” mas, não será utilizada para definir os traços distintivos dos diferentes povos do império.
Baitello (1997) diz que existem dois conceitos de cultura já configurados: “um em que o objecto de cultivo é extremo ao cultivador e outro em que o objecto de cultivo é o próprio cultivador”
A primeira vez que o conceito “cultura” aparece é na Alemanha, em 1793, no verbete Kultur do Dicionário A-delung: “a cultura é o aperfeiçoamento do espirito humano de um povo”.
Desde o inicio a noção de cultura foi etnocêntrica porque desqualificava as sociedades “primitivas” e tradicionais frente à sua própria e suposta superioridade cultural.
Com a revolução francesa e o aparecimento do ideal da cidadania
5. Definições Estruturalistas
Ferdinand de Saussure (1980) presentou o surgimento simultâneo da linguística como disciplina cientifica, da semiótica como estudo dos signos e do estruturalismo como movimento filosófico e metodológico. Este foi o primeiro passo em direcção a uma metacodificação da linguagem.