presença dos judeus e muculmanos na peninsula iberica
HISTORIA DA CIVILIZAÇAO IBERICA
A PRESENÇA DOS JUDEUS E MUÇULMANOS NA PENINSULA IBERICA
ITABAIANA
Dezembro, 2014
A presença dos judeus e muçulmanos na península ibérica
Tanto os judeus quanto os muçulmanos tiveram grandes contribuições para o desenvolvimento da civilização ibérica. Uns dos momentos históricos, chamado diáspora, século então antes de cristo, os judeus tiveram forte presença na península ibérica e muitos se dispersaram em diversas áreas do então império romano. Mais tarde, entre os séculos VIII e XV a península ibérica esteve ocupada pelos muçulmanos oriundos do oriente médio e norte da Africa.
Havia naquela época pós diáspora os judeus Rigoristas que tiveram que se adaptar a um judaísmo fora de Israel e fora do Templo. Sem Jerusalém e sem o templo, a relíquia mais preciosa passou a ser a Torach, a qual era trazida no seio da família, a tradição, os costumes, a cultura e, sobretudo a fé no Deus único, o deus de Israel, assim os judeus se destacaram na filosofia e intelectualidade adquirida pela pratica da religião judaica apresentada na Torach.
Por volta do século cinco a Espanha já havia se transformado no maior local onde os judeus cresciam e prosperavam; mesmo a partir do ano 711d.c, com a invasão dos mulçumanos, os judeus continuaram a prosperar em meio aos califados e ditadores árabes. Nesta época surgiram os judeus eruditos, médicos, físicos, poetas, convertendo assim o maior centro da cultura judaica do mundo. Com um tempo os vizigodos intensificaram as hostilidades contra os judeus criando leis que estabeleciam essas restrições e impedimentos, essas leis foram compiladas sob a forma do código Teodosiano; depois essa versão das leis resultou no breviário de Alarico. No reinado de Recaredo, em 589, acirraram as discriminações contra os judeus, o rei excluía a parcela judia de toda coisa que simbolizava poder; com a tentativa de impor o