metafisica
2 -Ignorância é não saber de algo e, incerteza descobrimos que somos ignorantes e que nossa opiniões não dão conta da realidade, e quando a ignorância e as dúvidas tomam conta descobrimos que aquilo que sempreacreditamos não serve mais.
3 - Porque a partir do momento que temos uma dúvida, ou uma decepção ou um espanto passamos a não saber mais o que pensar, e aí saímos em busca da verdade, saímos doestado de encantamento para ir em busca da verdade.
4 - A propaganda nunca vende um produto dizendo o que ele é e para que ele serve. Ela vende uma imagem que é transmitida por meio de um produto, fazendocom que determinado objeto se torne o melhor e o essencial para nossas vidas.
5 - O primeiro tipo de busca da verdade é o que nasce da decepção da incerteza e da insegurança e, por si mesmo, exigeque saiamos de tal situação readquirindo certezas.
O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e as crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações,interpretações e significados para a realidade que nos cerca. É a busca da verdade na atitude filosófica.
6 - Para Descartes a dúvida metódica é quando temos dúvidas e incertezas do que aprendemos,então passamos a elaborar um exame critico dos conhecimentos.
7 - O argumento dos sonhos para Descartes é que quando sonhamos estamos convencidos que o sonho é realidade e não sabemos distinguirrealmente o sonho da verdade, por isso não podemos afirmar que o mundo não é um sonho.
8 - A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: “EU PENSO”. Ele chegou a ela pelo seguinteraciocínio: eu penso, pois, se duvidar de que estou pensando, ainda estou pensando, visto que duvidar é uma maneira de pensar.
Metafisica