Pragas Urbanas
Entende-se por pragas urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana
Abordagem do problema/causa:
Porque há incidência desordenada destas pragas na cidade?
Porque o ambiente urbano oferece condições favoráveis para a sua propagação.
Porque o ambiente urbano oferece condições favoráveis para a sua propagação?
Porque dispõe de lugares baldios, umidade e alimentação.
Porque o ambiente urbano dispõe de lugares baldios, umidade e alimentação, propícios para gerar um habitat para estas pragas?
Porque os órgãos responsáveis pelo planejamento urbano assim como muitos cidadãos não estruturam os espaços adequadamente de modo a conciliar o crescimento das cidades com o tratamento sanitário de que elas precisam.
Porque os órgãos responsáveis pelo planejamento urbano não estruturam os espaços adequadamente?
Porque muitas vezes não há recursos e em vários casos também não há o comprometimento nem público nem privado em manter o ambiente urbano em condições que não permita a proliferação destas pragas ou ainda nota-se que não se tem como prioridade tais ações.
Porque não se destinam recursos para este fim e nem se priorizam ações no sentido de combater estas pragas?
Porque falta para os órgãos competentes e os cidadãos de uma forma em geral a consciência da importância em se combater estas pragas assim como o conhecimento dos males que estes podem trazer.
Conclusão – Causa Raiz
Entende-se, portanto que a sociedade, ao dar maior importância no planejamento urbano em conjunto com ações isoladas de prevenção e preservação dos espaços limpos estará automaticamente direcionando seus esforços para a diminuição destas pragas.
Referencia:
http://www.brasilescola.com/geografia/pragas-urbanas.htm