Sociologia
A sociologia observa ações humanas, as relações criadas entre elas, as imagens formadas e o cotidiano em si. (rede de dependência mútua)
A questão central da sociologia é como os tipos de relações sociais e de sociedades em que vivemos têm a ver com as imagens que formamos uns dos outros, de nós mesmos e de nosso conhecimento. (a vida social –individual- reflete na nossa experiência social)
Pensar sociologicamente é se afastar do senso comum, buscando uma visão para além do entendimento do mundo a partir de referências imediatas.
Sociologia x Senso comum
A sociologia busca se subordinar ás regras rigorosas do discurso responsável garantido dessa forma confiabilidade as proposições.
A sociologia estuda a grande variedade das condições de vida e de experiências no mundo, não se limitando ao cotidiano (dia-a-dia)
Para a sociologia os eventos devem ser analisados através das teias de interdependência humana, buscando dar sentido á condição dos seres, não se restringindo ao universo da convivência para compreender os eventos e circunstâncias da vida.
A sociologia põem em questão aquilo que é considerado ‘’inquestionável’’ devido a tendência de familiarização com a rotina.
A sociologia abre então possibilidades de maior consciência, compreensão e conhecimento social.
Pensar sociologicamente então tem um potencial para promover a solidariedade em nós, uma vez que a solidariedade é fundada em compreensão e respeito mútuos.
Texto Berger:
Sociólogo é visto sobre óticas distintas.
Indivíduo que gosta de trabalhar com pessoas - Conhecimentos sociológicos são importantes para qualquer pessoa envolvida com ação da sociedade, entretanto tal ação não precisa ser particularmente humanitária.
Sociólogo com teórico do serviço social
– A Sociologia não é uma ação e sim uma tentativa de compreensão
Marx Weber diz que a disciplina deve ser “isenta de valores”, referindo-se a integridade científica (que busca a