sociologia
Alexandre Carneiro de Souza
A Sociologia pode ser entendida como uma das manifestações do pensamento moderno. Com o seu surgimento, o saber científico passa a incorporar a realidade do mundo social.
O contexto histórico de seu surgimento compreende uma constelação de acontecimentos (políticos, econômicos, filosóficos, científicos, religiosos e artísticos) que se insere no período que vai dos sintomas que prenunciam a desagregação da sociedade feudal à consolidação da civilização capitalista.
Pode-se dizer que a Sociologia é o resultado do esforço de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas realidades da vida social do ocidente, em curso.
O significado do termo sociologia
O termo que designa a disciplina sociologia antecipa de modo bastante claro a natureza e o propósito de seus estudos. Sociologia significa a ciência da sociedade – o estudo dos fenômenos sociais, segundo o método da análise sociológica. No vasto campo da vida da sociedade, a sociologia pretende estudar aqueles fenômenos de natureza social. Nem todo o acontecimento que ocorre no interior de uma sociedade é de natureza social. Nesse sentido, a sociologia não é uma ciência que tome por objeto de observação o indivíduo; ela é uma ciência do social; e se interessa pelo indivíduo, na medida em que o seu comportamento afete, dentro de uma certa regularidade, aos demais, constituindo- se um fato social.
Um enfoque diferenciado sobre o social
A sociedade não é objeto exclusivo de análise da sociologia. Outras disciplinas voltam seus olhares para a realidade social: história, antropologia, a educação, psicologia social, economia social, etc. No entanto, o que singulariza a sociologia aponta para o método próprio através do qual ela interpreta esse campo comum. A realidade social é vasta, plural e complexa, de sorte que jamais poderia ser objeto de análise de uma só disciplina científica. A sociologia, entretanto, ao