Sociologia
Este trabalho mostra os conceitos de Karl Marx e Émile Durkheim sobre o Indivíduo e a Sociedade. Pode-se ver que o Individuo é influenciado pela Sociedade em todos os sentidos, nos seus hábitos, tendo que obedecer a leis impostas pelas autoridades maiores, etc. A vida em Sociedade, além dos benefícios que oferecem ao homem, traz a possibilidade de criação de várias limitações que, em certos momentos e em determinados lugares, são de tal modo numerosas e frequentes que chegam a afetar seriamente a liberdade humana.
O Individuo e a Sociedade
Para Karl Marx cada indivíduo deve ser estudado de acordo com suas condições sociais como, por exemplo, o Homem Primitivo se diferencia dos animais, pela caça pelos instrumentos criados etc. Ainda diz que o indivíduo age de acordo com o governo.
Karl Marx diz que o homem precisa comer morar, vestir (necessidades básicas). Para isso precisa coisas materiais, comida, roupas, casa. Cada sociedade resolve este problema de uma forma, os capitalistas, tudo se compra e vende os socialistas, tudo é do estado, o bem comum prevalece, os feudais, o homem é ligado a terra e a terra pertence ao senhor feudal.
Karl Marx defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que aconteciam na época.
Para Émile Durkheim, existem “fatos sociais” que são o assunto da sociologia e que influenciam as atitudes e os comportamentos dos indivíduos na sociedade. A sociedade tem influencia lógica sobre o indivíduo. Durkheim definiu como objetivo da sociologia o fato social, entende como fato social, todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certa