Sociologia
Cultura de Massa e Cultura popular é a mesma coisa com nomes diferentes.
Cultura Popular ou cultura de massa pode ser determinada como qualquer manifestação cultural (crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc) em que o povo produz e participa de forma ativa.
Resulta de uma influência sucessiva entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.
Cultura de massa em nossos dias é um conceito extenso, que compreende por muitas vezes a toda e qualquer manifestação de atividades ditas populares. Como por exemplo as indústrias do cinema, televisão (programas, novelas, comerciais) e editorais, bem como os meios de comunicação, de indústria cultural de cultura em massa.
Indústria Cultural manda às ideias de produção em série, de comercialização e de lucratividade, propriedades do sistema capitalista, idealiza produtos adaptados ao consumo das massas, assim como também pode causar esse consumo trabalhando sobre o estado de consciência e inconsciência das pessoas. Ela pode ainda ter função no processo de acumulação de capital.
A indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país.
Não existe cultura pertencente a um unico grupo social, toda cultura é baseada em fatos históricos sociais que implicam na formação cultural e na aceitação de valores e costumes.