economia e negocio
Cade é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça.
A missão do Cade é zelar pela livre concorrência no mercado e tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico.
O Cade tem o papel de julgar sobre matéria concorrencial os processos encaminhados pela Secretaria do Direito Econômico do Ministério da Justiça e a Secretaria de
Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
A entidade desempenha os papeis preventivo, repressivo e educativo.
Preventivo
O Cade analisa todos os tipos de atos de concentração econômica, tais como fusões e aquisições, entre grandes empresas que possam colocar em risco a livre concorrência através da formação de monopólios.
Atualmente podemos citar como exemplo a maior fusão do mercado mundial de educação que está em andamento entre a Kroton e a Anhanguera anunciada em 2013.
Tomando-se como referencia o valor das empresas em bolsa, o negocio representa a criação de uma nova empresa com valor de mercado estimado em quase 18 bilhões de reais. O Cade vem analisando esta fusão há 10 meses e tem até 12 de junho para divulgar se aprova o negocio. Até 2011, as fusões eram primeiro concretizadas e depois analisadas pelo Cade o que dava origem a inúmeros problemas. Agora qualquer aquisição precisa aguardar a aprovação do Cade que tem até 330 dias para analisar.
Nesta mudança de 2011 nasceu o "Supercade" (como é chamado pelo mercado) com a promessa de aprovação expressa de transações. Até agora essa mudança é um sucesso. As 526 operações analisadas foram aprovadas num prazo médio de 25 dias, ante 150 dias com estrutura anterior.
O problema surge quando o caso é grande e complexo, como na fusão entre kroton e
Anhanguera. Para se ter uma ideia, juntas, formariam uma empresa gigantesca, onde
542 cidades teriam salas de aula ou polos de ensino a distancia para atender mais de
1,3 milhão de alunos.
Analisar se