Economia e negocios
SÉRIE – 1º SEMESTRE – Turma R/S – Bloco 6 - sala 9 - 2º piso
DISCIPLINA – Economia e Negócios
PROFESSOR – Sergio Porto
ALUNO – Marcus Vinícius de Assis Pinho – RA-A812CD-8
O problema Econômico – Capítulo 1
O que é história econômica? Em seu termo mais amplo, economia é o estudo de um processo encontrado em todas as sociedades humanas – o processo de oferecer bem-estar material à sociedade.
O Indivíduo e a Sociedade
Atualmente há não ser por uma guerra de grandes proporções, será impossível sabermos o significado de pleno da luta pela existência. Passa despercebido, como a insegurança econômica está relacionada aos povos dos países mais desenvolvidos. Nos povos mais primitivos ou subdesenvolvidos, as pessoas conseguem sobreviver com destreza suprindo todas as suas necessidades básicas, por um período considerável. Apesar da pobreza extrema, dentro das limitações impostas por aquela sociedade, os indivíduos tem uma certa independência econômica.
Quando voltamos nossa atenção para os povos dos países desenvolvidos, a condição é oposta. A imposição da sociedade, a facilidade do consumo de bens materiais e o predomínio do consumismo, resultam na quase perpétua dependência do próximo, por via de conseqüência, a falta de independência econômica.
- A Divisão do Trabalho O desenvolvimento está diretamente ligado a divisão de tarefas, resultando em tempo para desenvolver idéias, diretrizes e doutrinas que colocadas em prática, geram riquezas aos seus idealizadores e por via de conseqüência àquelas pessoas que colocaram em práticas essas idéias, diretrizes ou doutrinas. Exemplo: Fabricação de produtos, prestação de serviços, invenções... Porém, todo esse desenvolvimento e essa dependência trazem um risco, que é o enfraquecimento do poder econômico de uma sociedade pela interrupção da mão de obra que gera essas riquezas.
- Economia e Escassez A economia e escassez podem estar atreladas à partir do momento que os