Sociologia
1- Que princípios da cidadania e que direitos as ações governamentais e a lei estudantil comentadas no texto desrespeitam ? r: Desrespeitaram o princípio de liberdade, o direito de ir vir de cidadania e a liberdade de expressão e opinião.
2- É possível classificar como democrático um regime com essa lei? Explique, comparando-o com outros regimes citados no texto. r: Não, esse tipo de lei desrespeita completamente o conceito de democracia, apelando para vontades particulares e esquecendo da opinião pública e da ética, indo contrapartida com os direitos humanos.
Página 151
1- As ações praticadas em 2006 pelos jovens filhos, de imigrantes na França tiveram conteúdo reivindicatório ou foram apenas uma manifestação de inconformismo com a situação de exclusão e de descrença nas instituições francesas? r: Foi uma manifestação reivindicatória, pois os imigrantes estavam lutando pelo direito de serem tratados como franceses legítimos. Queriam igualdade de direitos .
2- Se a rebelião tinha um conteúdo reivindicatório, qual era? r: Se essa rebelião tivesse por intuito a reivindicação, seria por igualdade de direitos, entre franceses e imigrantes.
3- Qual é a atual configuração da sociedade francesa, em relação às etnias que a formam? Dê exemplos. r: Diferentes etnias e religiões o que reflete em profundas diferenças culturais. Por exemplo, uma família africana chega ao território francês e não consegue oportunidade de fazer certas coisas, como empregos e etc. É como se eles não existissem para os franceses.
4- Ações rebeldes como as descritas no texto podem contribuir para o avanço da luta pelo direito à igualdade numa sociedade como a francesa? Por quê? r: Na minha opinião sim , se não fizerem nada vão ficar do mesmo jeito que estão . Os jovens de hoje são o futuro de amanhã, se eles lutarem para mudar algo hoje , é para melhorar amanhã , aprimorar o futuro , assim como os jovens , todos nos devemos lutar pela igualdade social