Malware
CÓDIGOS MALICIOSOS (MALWARES)
Campo Grande - MS
Novembro de 2013
ESCOLA ESTADUAL WALDEMIR DE BARROS SILVA
Marcos Adriano Garcia
Pronatec - Técnico em Informática | Turma: B
Professora Débora Cristina Thomaz
Noturno
Campo Grande - MS
Novembro de 2013
Introdução
Malware
A palavra “Malware” é a combinação das palavras inglesas malicious e software, ou seja, programas maliciosos, pois são programas e/ou comandos feitos para diferentes propósitos, como apenas infiltrar um computador ou sistema, causar danos e apagar dados, roubar informações, divulgar serviços, etc. Resumindo, malware é a palavra que define programas perigosos, invasivos e mal intencionados que podem atingir um computador.
Basicamente, quase 100% desses malwares entram em ação sem que o usuário do computador perceba. O primeiro erro dos usuários é desconhecendo o termo malware, categorizar tudo como vírus. Os malwares se dividem em outras categorias, e muito possivelmente vão continuar se dividindo à medida que malfeitores descobrirem e inventarem novas maneiras de ataques a computadores. Essas categorias incluem vírus, worms, trojans, rootkits, spywares, adwares e outros bem menos conhecidos, mas não menos perigosos.
Vírus
Sem duvidas é o malware mais conhecido, pois não é à toa que a palavra vírus é a que mais circula quando o assunto é perigos para o computador. Afinal, os vírus são os programas mais utilizados para causar danos, roubar informações, dentre outras funções.
Os vírus se diferenciam dos outros malwares por sua capacidade de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores, como ocorre com um vírus biológico. Vírus são típicos de arquivos anexos de e-mails, pois precisa ser acionado através de uma ação do usuário.
Um dos vírus mais perigosos já registrados foi o “ILOVEYOU”, uma simples carta de