Malware
Este artigo apresenta alguns dos diversos tipos de malwares existentes, como geralmente eles são contraídos e como eliminá-los. Um dos assuntos mais pertinentes no que diz respeito à internet, é aquele que se refere à segurança. Assunto esse que se torna cada vez mais debatido nos dias de hoje.
Existem vários tipos de ameaças que circulam pala web. Diversos tipos de programas criados com a finalidade de invadir a privacidade dos usuários e coletar seus dados vêm sendo implementados a cada dia mais e são cada vez mais criativos em suas maneiras de invadir uma rede. Existem vários tipos de malwares, como por exemplo, o vírus, trojan, adware, spyware, worm, keylogger, screenlogger, backdoor, exploits, sniffers, bot e muitos outros, cada um com um efeito e uma maneira de contaminação diferente. Esses programas são denominados malware, “malicious software” do inglês, que significa “software malicioso”. Esses softwares invadem o sistema de forma ilícita, ou seja, se a permissão do usuário com a intenção de fazer alterações, captura de dados, rastreamento ou simplesmente causar algum tipo de dano no sistema da máquina. Até mesmo um programa legal que, por alguma falha de programação execute as mesmas funções maliciosas citadas acima, é considerado um malware também.
Os programadores maliciosos, também conhecidos como “crackers”, conseguem facilmente enganar os usuários menos informados que normalmente não atentam para a leitura de um e-mail, onde clicam ou até mesmo na hora de descarregar um software gratuito.
PRINCIPAIS MÉTODOS DE INVASÃO
Instalação de programas gratuitos.
Uma das maneiras mais utilizadas para a inserção ilícita desses malwares é realizada em instalações de programas gratuitos que, normalmente o instalador do respectivo programa exige a instalação de um programa adicional, ou muitas vezes é instalado até mesmo sem o consentimento do usuário. O que acontece é que a maioria dos sites que oferecem programas gratuitos para download estão