Malware
No dia a dia recebemos diversos alertas de falha de segurança de sistemas operacionais, navegadores, aplicativos, e vários outros programas que nos deixam próximos de se tornar vítima dos hackers. Além disso, recebemos e-mails e mensagens em outras redes de relacionamento, de pessoas desconhecidas e mesmo de amigos, avisando sobre um novo vírus ou esquema fraudulento na Internet. Pode ser fraude em bancos, órgãos públicos, empresas de grande porte, e assim por diante.
"Malware" é um termo geral aplicado normalmente para se referir a qualquer software desenvolvido para causar danos em computadores, servidores ou redes de computador, e isso independentemente de o software ser um vírus, um spyware, etc. Pode inclusive ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição acima.
MALWARE
O termo malware surgiu do inglês malicious software. O malware se infiltra em um sistema de computador alheio, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). São programas de computador com objetivos puramente maliciosos. Qualquer programa que infecta computadores com má intenção é considerado um malware.
• Tipos de Malware
Os tipos de malware mais conhecidos são:
VIRUS
WORM
TROJAN
KEYLOGGER
SPYWARE
ADWARE
BACKDOOR
EXPLOITS
BOT
ROOTKIT
• Categorias de Malware
- Ocultação (Cavalo de Tróia)
Cavalos de troia não têm rotinas de propagação. Eles são enviados por e-mail ou ficam à espreita em bolsas de trocas ou em sites da web. A sua classificação é feita através da função maliciosa.
- Malware Infectante (Vírus)
Os vírus visam a sua própria reprodução e propagação em outros computadores. Para isso, se anexam em outros arquivos ou se aninham em setores de inicialização de mídias de dados. Sem que se perceba, são frequentemente infiltrados no PC por mídias de dados removíveis (como por exemplo, disquetes), através