Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento: uma abordagem multidisciplinar
Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento: uma abordagem multidisciplinar
SEQUEIRA, Bernardete
Mestre, Organização e Sistemas de Informação
Universidade do Algarve
Centro Universitário de Investigação Educativa bsequei@ualg.pt Resumo
A história da humanidade revela-nos que, desde sempre, os pensadores os filósofos e as sociedades em geral, se interessaram por “armazenar” as memórias colectivas e os saberes. O conhecimento sempre esteve na base das mudanças civilizacionais e dado que este é um dos grandes pilares de desenvolvimento das sociedades actuais, o debate sobre a gestão do conhecimento, a sua construção e evolução, torna-se, ainda mais pertinente.
Nesta comunicação abordar-se-á a gestão do conhecimento, centrada nos processos organizacionais relacionados com a criação do conhecimento organizacional, realçando a importância do papel das pessoas e a sua acção individual e grupal. Assim, procurar-se-á ter presente as características multifacetadas de um processo de gestão do conhecimento e o seu alcance prático. Neste sentido, iremos reflectir sobre o processo de criação e gestão do conhecimento, identificando as suas diferentes fases e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo, nomeadamente: a estratégia, as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional, a estrutura organizacional e as práticas de interacção com o ambiente externo da organização.
Palavras-chave: Conhecimento; Gestão do conhecimento; Aprendizagem Organizacional
NÚMERO DE SÉRIE:
497
VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
2 de 15
VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
Introdução
O conhecimento sempre esteve na base das mudanças civilizacionais, hoje, com a grande mobilidade das pessoas e dos saberes, torna-se ainda mais importante reflectir sobre a aceleração contínua da sua utilização. As actuais condições técnico-económicas e sócio-culturais, esgotam gradualmente o