sociologia
Oliveira Viana
Momento de modernização na sociedade brasileira.
3 pontos importantes de Oliveira Viana: ele era telúrico (acha que o clima influencia nas relações sociais), divisão da sociedade com importância do domínio rural (privado) e questão racial.
Populações Meridionais no Brasil (2ª ediçaõ de 1952) ( foi sua obra mais importante):
Haviam 3 tipos de brasileiros, todos com o “jeitinho brasileiro”:
Sertanejo
Matuto
Gaúcho
O que tem em comum: Forte domínio rural. O que há de singular na dominação rural brasileira? Estado fraco - pouco presente na sociedade - desenvolve certa independência rural- faz com que as pessoas do ambiente rurais sejam dependentes e subordinadas a esse meio. Baseado nos grandes latifúndios. O dono da terra vai organizar tudo, das relações de trabalho e economia até a questão religiosa. Funciona como um Estado, relações porém afetivas. Trata seu latifúndio como “extensão de sua família”, ele é como um pai nessa “casa” - patriarcado ( organiza a terra como algo patriarcal ). Aquele ambiente torna-se privado e familiar - regras negociáveis, flexíveis, maleáveis.
As pessoas não sabem conviver, tratam mal o que é público. O público, é visto como algo negativo.
Gilberto Freyre
Busca interpretar o Brasil. Identificar a identidade brasileira.
Para Gilberto a unidade orgânica da sociedade brasileira era a Família Patriarcal.
O papel do patriarcalismo + articulação entre as culturas e etnias + trópicos = Brasil.
O Estado não desempenha papel significante na sociedade.
O mulato não é só a mistura racial nem o simbolo da troca entre as culturas. A interpenetração entre as culturas e as etnias gerou a harmonização da sociedade e não o conflito.
Graças ao patriarcalismo,houve um esvaziamento do potencial de conflito politico no Brasil. As desigualdades no Brasil assumem caráter político. O patriarcalismo aproxima os dois povos,fazendo com que a sociedade se mostre coesa.
Português: híbrido (invasão moura)