Educação Brasileira Na Modernidade Líquida Como Ferramenta De Controle Social
O Tema de nossa pesquisa será o papel da escola na Modernidade Líquida como ferramenta de controle social, de forma que consigamos identificar quais os objetivos a serem desenvolvidos por ela, considerando os aspectos da sociedade atual.
TÍTULO
Educação Brasileira Na Modernidade Líquida Como Ferramenta De Controle Social
OBJETIVO GERAL
Encontrar uma clara definição de qual o papel da escola na modernidade líquida e quais características ela deve ter para que desenvolva de maneira eficaz sua função, na educação juvenil.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Analisar as características dos jovens na modernidade líquida.
Definir qual o papel da escola na modernidade líquida.
Identificar como a escola deve atuar nesse contexto social.
HIPÓTESES
Os jovens na atualidade recebem uma quantidade infinita de informações constantemente, carregadas de valores, ideias, princípios, muitas vezes conflitantes. Com isso, se veem inseguros pois suas certezas e conhecimentos são desconstruídos rapidamente, pelo surgimento de outros. Assim, diante de tantas informações, não têm clareza do que fazer com elas, nem quais modelos seguir.
A escola é o lugar no qual o aluno é preparado para viver em sociedade, onde aprende como ela funciona e como ele deve atuar. No entanto, as escolas não tem conseguido acompanhar esse público jovem da modernidade liquida, o que tem gerado evasão escolar, desinteresse nas aulas, além de uma série de conflitos entre professores e alunos. Um dos problemas causadores desse desinteresse e desrespeito pela educação é devido à inadequação da estrutura escolar frente a realidade atual. O sistema educacional brasileiro ainda segue uma estrutura antiga, baseada em imposição de modelos pré-formatados, que deve ser alterada, para que possa cumprir sua função quanto à organização e controle social e formação de cidadão críticos, capazes de contribuir para a evolução da sociedade.
A escola precisa adaptar-se a essa nova