sociologia
a)Que os sociólogos se beneficiarão das teorias à medida que a investigação sociológica progredir, até lá, e mesmo depois, precisam saber proceder as descrições exatas, a observações benfeitas, e em particular, devem aprender a extrair, da complexa realidade social, os fatos que interessam precisamente à sociologia.
b) que a sociologia poderia aproveitar a licao e a experiencia das ciencias mais maduras: transferindo para o seu campo o procedimento cientifico usado nas ciencias empirico-indutivas, de observação ou experimentais, Isso seria facil, desde que a ambição inicial se restringisse à formulação de um conjunto de regras simples e precisas, aplicáveis à investigação sociológicas de fenômenos sociais. v1. Qual a principal idéia que o autor defende no texto?
R: Entretanto, nenhum desses pontos de contato oferece base á suposição de que essas formas pré-científicas de consciência ou de explicação da vida social tenham contribuído para a formação e o desenvolvimento da sociologia. Em particular, elas envolvem tipos de raciocínio fundamentalmente distintos e opostos ao raciocínio científico.
2. Qual a idéia que o autor tenta refutar?
R: Tais modalidades de representação da vida social nada têm em comum com a sociologia.
3. A frase: ´´Isso faz tanto sentido quando ligá-la ás formas pré-Filosóficas do pensamento`` foi elaborada pelo autor como uma afirmação ou como uma ironia?Justifique.
R: Irônica. Pois toda cultura dispõe de técnicas de explicação do mundo, cujas aplicações são variadas.
1
Durkhein deslocou o problema para um terreno estriamente formal, único, em que ele poderia ser estabelecido em uma ciencia em plena formação. Uma observação benfeita em geral deve muito a uma teoria contituida, mas ela não é o produto necessario dos conhecimentos já obtidos. Ao contrário, representa a via inevitavel para a consecução destes.