Alguns conceitos relacionados ao tratamento da água
Ciclomorfose = mecanismo de mudança de morfologia promovida, por organismos sem movimentação, para driblar sua sedimentação em épocas mais quentes (quando a viscosidade da água é menor, e aí a movimentação aumenta, fazendo com que a água da superfície desça, carregando esses organismo. Outros métodos para retardar a precipitação: formação de bolhas de ar, excreção de reserva de óleo).
Tensão superficial = forte coesão entre as moléculas na camada superficial micrométrica (que separa o meio líquido do atmosférico). Essa fina camada serve de substrato para pequenos organismos. A tensão superficial diminui com o aumento da temperatura e com o aumento de substâncias orgânicas dissolvidas. Por isso, com o lançamento de esgoto em rios e lagos a vida presente nessa interface água-ar pode ser prejudicada.
Calor específico = quantidade de energia (caloria) necessária para aumentar a temperatura (°C) de um determinado material. No caso da água, é necessária uma caloria para elevar a temperatura em 1°C de um grama de água (calor específico da água = 1 cal/g °C). O calor específico da água é considerado bastante alto (“perdendo” somente para o amoníaco e hidrogênio líquido. Por isso, ambientes aquáticos são bastante estáveis com relação à temperatura: a água pode absorver grandes quantidades de calor sem apresentar fortes mudanças de temp).
Condutividade térmica = habilidade dos materiais de conduzir calor. No caso da água, sua condutividade térmica é extremamente baixa, portanto um ambiente aquático, hipotético, que dependesse apenas da condutividade térmica da água para conduzir calor, precisaria de séculos para aquecer o fundo. No entanto, isso não ocorre, pois a água é movimentada pela sua densidade, fazendo com que a água nas camadas mais superficiais levem calor às camadas mais profundas (turn over).
Condição de saturação dos gases = valores máximos de concentração que podem atingir no meio. Na água, é