Projeto
QUÍMICA é FORÇA NATURAL
Resumo: O presente trabalho relata o desenvolvimento de um projeto que visa subsidiar ações didático-pedagógicas ao ensino de química com vistas a temática ambiental, proporcionando o exercício da transversalidade da educação ambiental e a melhoria do domínio dos conteúdos curriculares. É inquestionável que o aprendizado das disciplinas relacionadas às ciências é muito melhor quando, além das aulas expositivas, os alunos têm a oportunidade de praticarem, concretamente os conceitos transmitidos pelos professores. O interesse dos alunos é despertado e o aproveitamento das aulas torna-se mais acentuado sempre que o assunto em pauta é desenvolvido em laboratório, ou demonstrado com trabalhos de campo exposto em sala de aula através de experiências visuais e quando correlacionado com fatos e fenômenos conhecidos do dia a dia do aluno.
Palavras-chave: ensino de Química, educação ambiental, experimentação.
INTRODUÇÃO Da necessidade de efetivar a Educação Ambiental na educação formal, o que deve ser feito através de programas e projetos, gerou-se a necessidade de sistematização de projetos com vistas a temática ambiental, com objetivo de promover a aquisição de conhecimentos, formulação e reformulação de conceitos, desenvolvimento de atitudes e competências, requerendo a participação individual e coletiva na conquista e manutenção do direito ao meio ambiente, enquanto bem de uso comum e essencial à sadia qualidade de vida da população.
Sabe-se que a qualidade de ensino depende sobretudo de um professorado motivado e comprometido profissionalmente, com condições de trabalho adequadas, que favoreçam o desenvolvimento contínuo de práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, com boa fundamentação teórica e recursos materiais. Exige-se que os professores devem deixar de ser