sociologia
O documentário, em particular, delineia a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência e seu poder nas suas relações políticas e de manipuladora e formadora de opinião da massa, tanto que o responsável pelo nascimento da rede de comunicações Globo, Roberto Marinho, é o principal alvo das críticas do documentário sendo ele comparado a Charles Foster Kane.
O filme é baseado em um personagem criado em 1941 por Orson Welles, no qual se determina em um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação Norte Americano.É apresentado no documentário que a rede de comunicações Globo, empregaria a mesma manipulação de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane.
Entretanto, mesmo com falhas na forma de aplicação do jornalismo global que segundo o filme tornar-se um objeto de manipulação da massa é louvável a capacidade do empresário organizar sua empresa e de sua visão em levá-la adiante. Não podemos acusá-lo totalmente, vê-se que ele soube lançar seu produto, aproveitando-se das fragilidades humanas, e em meios a tantos soube se destacar por sua firmeza e astúcia em levar seu trabalho adiante.
Deste modo, o jornalismo dinâmico, diferente e gostoso de assistir foi e é montado pelas organizações globo segundo o próprio interesse da massa. Podemos acusá-la de acelerar o processo de deformação intelectual e de manipulação da informação e até mesmo da mente dos telespectadores, entretanto sabemos pela historia que isso apenas se é possível pelo fato do homem possuir a capacidade de ser manipulável.