ESTUDO DE CASO
1 TEMA
Doença Diverticular.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A assistência de Enfermagem ao Paciente com Diverticulite e suas complicações.
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Será se as pessoas que possuem divertículos tivessem uma informação ou orientação adequada sobre a doença, poderiam evitar o desenvolvimento de uma diverticulite?
As complicações da diverticulite podem ser evitadas por meio de uma Assistência de Enfermagem especializada e adequada?
Os enfermeiros estão capacitados para cuidar e orientar os pacientes com esta patologia?
4 HIPOTESES
A diverticulite vem afetando a maioria das pessoas que possui divertículos, essa doença vem sendo diagnosticada de forma adequada, pois é possível controlar os sintomas e proporcionar ao paciente uma vida normal. Dessa forma, tendo em vista a maior freqüência da doença diverticular do cólon nos dias atuais e de seu quadro clínico diversificado, que se estende desde doença leve com evolução benigna a sinais e sintomas graves com morbidade e mortalidade consideravelmente importantes, o enfermeiro é de fundamental importância neste processo, ajudando o paciente a ter uma nova percepção e sanando dúvidas referentes a patologia, pois muitas das transformações ocorrem a nível emocional, pela nova percepção de si próprio, como decorrência do tratamento. Logo, o profissional enfermeiro vivencia junto ao paciente seus temores e perspectivas, podendo assim auxiliar e também tranqüilizar em relação aos mesmos, e por meio da sistematização da assistência, ajudando a direcionar a volta do convívio social, reeducando seus hábitos alimentares e buscando melhor qualidade de vida, não só ao portador da doença, mas também a família em conjunto.
5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Implementar a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) em paciente portador de Diverticulite, avaliando os sintomas do paciente e evitando a progressão da doença, na busca de promover os cuidados necessários para