Sociologia
Introdução
A sociedade é feita de organizações que fornecem os meios para suprir as necessidades das pessoas, nos dias de hoje o trabalho através dos seus grupos sociais, é considerado pelas organizações o ponto fundamental entre o sucesso e o fracasso da organização, é preciso saber como conduzir a equipe.
A riqueza é gerada pelo trabalho, é necessário que haja divisão e especialização, esses conceitos são fundamentais dentro de um sistema eficiente de produção.
O processo de administrar sistemas de recursos, as análises das funções como planejamento, organização, execução, liderança e controle, dentro de uma sociedade ou mesmo na sua própria vida pessoal, a administração está em tudo o que fazemos, está no nosso dia a dia.
Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou um conjunto de objetivos, dentro da organização existem dois outros componentes importantes, processos de transformação e divisão de trabalho.
A organização dos processos de trabalho foi analisada por Charles Baddage em 1832, destacou dois aspectos no trabalho: O aspecto técnico refere-se à divisão do trabalho. O aspecto social consiste em não desperdiçar recursos e empregar melhor o tempo em benefício da sociedade.
Mas foi com Henry Ford em 1913, que a divisão do trabalho teve seu ponto alto, instituindo a linha de montagem, considerava indispensável o aumento do salário e o aumento do tempo de lazer, aumentando assim o consumo, e consequentemente o aumento da renda.
TAYLOR - GERÊNCIA CIENTÍFICA
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) liderava o movimento da administração científica no final do século XIX. Taylor utilizava método científico, seu objetivo era organizar os processos de trabalho e ter controle sobre eles.
Estudou o tempo para a realização de uma tarefa, denominou “um dia ótimo de trabalho”, baseou-se no movimento, nos materiais, nas ferramentas e nas instalações para aperfeiçoamento dos métodos. “O