sOCIOLOGIA
A sociologia surgiu como forma de expressão do pensamento moderno, passou a explorar uma área, antes não explorada do conhecimento científico. O seu nascimento ocorre na decadência do sistema feudal e da consolidação da sociedade capitalista, no século XVIII, que pode usar como o marco da história sociológica, pois foi nessa época que ocorreram as duas principais revoluções ocidentais. As transformações nos campos econômicos, políticos e culturais trazidas pela Revolução Francesa e Industrial, mudaram a vida social da época. Como resposta ao surgimento das inovações iluministas e do proletariado, a sociologia inicial buscava ligar-se aos movimentos de reforma conservadora, os quais tentavam instaurar um estado de equilíbrio na sociedade. Além dessa sociologia moldada nas inspirações positivistas, o pensamento socialista também ganhará sua devida importância no estudo sociológico. O não possuidor dos meios de produção irá basear-se em um referencial teórico para levar adiante as lutas de classes. Assim, nesse sentido, a sociologia ultrapassa o significado de meras tentativas de reflexão e passa a ter intenções interferentes e práticas.
O que faz um sociólogo?
Podemos dizer que o Sociólogo tem o interessante trabalho de analisar o meio em que o homem vive como grupo, ou seja, sociedade. Ele estuda a formação de uma sociedade, suas características, como cultura (tradição, costumes, etc.), economia, política (formação do Estado de Direito), para poder compreender o comportamento daquele grupo.
Analisa sua história, seu estado atual e pode contribuir em muito junto ao Estado para alertar e/ou melhorar a situação dos diversos grupos e camadas sociais que formam uma sociedade.
O processo de ‘’desnaturalização’’ ou estranhamento da realidade
Encaramos o mundo como tudo natural, como se as coisas e o mundo sempre fossem assim. É preciso "treinar o olhar" e construir um olhar sociológico para a realidade e esse se faz com base no