Sociologia
UNE
Em todo Brasil, a juventude tem saído às ruas por melhorias significativas no país, compondo a tradicional Jornada de Lutas do mês de março. Em Goiás, os estudantes e diversos movimentos sociais se somam às lutas nacionais e prometem uma grande passeata nesta quarta-feira (27). O ato, que terá sua concentração na Praça Universitária, a partir das 9h, sairá em marcha até a Assembleia Legislativa para ser recepcionado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias do Estado.
A principal bandeira da juventude goianiense é a luta por mais direitos sociais para toda a sociedade. Eles reivindicam um combate eficaz contra o extermínio da juventude negra, o fim da violência contra as mulheres e uma medida que diminua drasticamente o número de jovens desempregados.
Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Goiás (DCE-UEG), Jeferson Acevedo, a Jornada de Lutas é especialmente importante este ano. “Só conseguiremos conquistar os nossos direitos saindo às ruas, mostrando que não estamos de olhos fechados para as políticas públicas. Queremos agregar todos os movimentos possíveis para lutar por mais direitos sociais. É disso que o Estado precisa”, declarou o estudante, que ainda completou:
“Os movimentos sociais vão agregar também a luta dos secundaristas pelo passe-livre, pois a bandeira foi retirada da pauta da Assembleia Legislativa. Isso é um retrocesso”.
Quem está presente na Jornada de Lutas de Goiás
ONG Atitude, Sindicato dos trabalhadores em educação no Estado de Goiás (SINTEGO), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude (PJ), Juventude do PT, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Publico Federal (SINTSEP – GO), Juventude da CUT, União da Juventude Socialista (UJS), União Nacional dos Estudantes (UNE), União