sociologia e sociedade
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA
ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Sociologia e Sociedade
BOA VISTA- RR
2013
ALUNO: Elvis Almeida De Sousa
Turma: 302 ; Turno: Matutino
Sociologia e Sociedade
BOA VISTA-RR
2013
INTRODUÇAO
A ação social e relação social; racionalizado e liberdade: o que busca intensamente saber o sentido da ação social por que ela acontece e o resultado de tal. Max Weber mostra suas ideias fundamentais sobre o Capitalismo e a racionalização do homem em sociedade. A vida humana se tornou virtualizada diante o sistema capitalista, e nenhum indivíduo não faz nada, pois nossas vidas estão todas virtualizadas que não percebemos os nossos atos. A própria ética de Weber ao longo de suas pesquisas não era mais de um puritano piedoso, mas de um homem totalmente secularizado, mais atualizado. Weber disse que houve um desencantamento, as pessoas não se apoiam mais em coisas mágicas para explicar as coisas, elas hoje vão atrás e tem várias formas de explicação hoje. Ele busca características em comum na sociedade e pretende explicar quais os tipos das mentalidades das pessoas levam a uma ação.
Max weber
A ação social orienta-se pelas ações de ouro, que podem ser passadas, presentes ou esperadas, os outros podem ser individualizados e conhecidos ou então uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos.
Nem toda espécie de ação é social no sentido aqui sustentado, não o é desde logo. A ação exterior quando está só se orienta pela expectativa de determinadas reações de objetos materiais. De um ponto de vista formal e muito geral quando se reflete o respeito por terceiros de seu próprio poder efetivo de disposição sobre bens econômicos, pode ser de uma perspectiva material quando por exemplo no consumo entra a consideração das futuras