Til Resumo
Besita, moça pobre e bonita é amada por Luis Galvão, jovem fazendeiro e Jão, órfão criado com Luis. Ela escolhe Luis Galvão, mas este não quer casar porque Besita é pobre.
O pai manda e Besita se casa com Ribeiro; este viaja e fica afastado por anos. Sendo assim Luis Galvão se passa por Ribeiro e faz um filho com Besita, nascendo Berta.
Ao voltar, descontrolado, Ribeiro mata Besita. Jão salva Berta, que agora irá viver com nhá Tudinha e seu filho Miguel.
Zana, negra que vivia com Besita, enlouquece.
Jão vira capanga e se torna o temido Jão Fera.
Após 15 anos, Ribeiro muda de nome pra Barroso e tenta se vingar de Luis Galvão, contratando o capanga Jão Fera, que não o reconhece, mas Berta salva na primeira tentativa de assassiná-lo, e Jão salva na segunda tentativa durante o incêndio.
Após isso, Jão Fera é preso em Campinas. Ribeiro planeja outra vingança, agora contra Berta, aproxima-se dela, que está com Zana, mas nesse momento chega Jão que havia fugido e o mata. Brás, primo de Berta, a leva para ver essa cena, ela fica horrorizada com Jão, que por isso, se entrega à polícia.
Brás era retardado e excluído da família, gostava de Berta, que o ensinava o alfabeto, mas ele só entendia o acento ‘til’, que o encantava, sendo assim, Berta se autonomeia Til para melhor compreensão do rapaz.
Luis Galvão quer assumir Berta como filha e conta toda a história para sua esposa, D. Ermelinda, ela aceita. Eles vão atrás de Berta. Mas ela desconfia que eles escondem algo e pede que Jão a conte toda a história sobre sua mãe Besita, ele faz isso e ela fica emocionada, dizendo que Jão é seu verdadeiro pai. Então Berta que não quisera ir morar com Luis Galvão, pede para que levem Miguel. Ela fica na fazenda com Jão Fera e Brás.
Características da Obra
* Trata-se de um romance Regionalista da escola literária do Romantismo, seu autor, Jose de Alencar busca mostrar a vida do Caipira do interior de São Paulo do seculo XIX, vocabulário e costumes da