Liderança - Psic. Org.
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos.
Hunter (apud CARDOSO, 2006), que define liderança como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Para Diniz apud Cardoso (2006), a liderança é a capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingirem e superarem metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Já para Fiedler apud Schette (2005), a liderança pode ser entendida como o conjunto de comportamentos característicos de uma certa pessoa, que procura despertar a maior participação de todos os integrantes de determinado grupo na consecução de objetivos, estimulando contatos interpessoais, distribuindo responsabilidades, e determinando métodos, procurando evitar uma estrutura de grupo na qual predominem privilégios especiais e distinção entre status.
De fato, os líderes influenciam os empregados a realizar sacrifícios pessoais pelo bem da empresa. Por esse motivo, muitos acreditam que os líderes têm uma obrigação especial de considerar a ética de suas decisões.
Desenvolvimento de Líderes
Nas organizações, em função da constante e veloz mudança no mundo organizacional, o método construtivista vem ganhando cada vez mais espaço. E é pautado em uma filosofia humanista, que acredita nas pessoas e na sua capacidade de construir o conhecimento através da própria experiência, estimulando a criatividade e respeitando a individualidade do ser humano. Tal método vem sendo bastante utilizado dentro das organizações de forma muito efetiva gerando resultados extremamente positivos, no que diz respeito ao processo de treinamento e desenvolvimento humano nas organizações. No ato de ensinar, através do método construtivista, o