sociologia e sociedade
1. Leia o fragmento a seguir e responda, posteriormente, a questão:
“As transformações das técnicas de produção, a destruição do artesanato e do artesão, o estabelecimento de uma jornada de trabalho elevada e o surgimento de uma relação antagônica entre os proprietários dos meios de produção e os proprietários da força de trabalho, na Revolução Industrial, são o contexto histórico para o desenvolvimento da sociologia. As ideias da modernidade como liberdade de capital e livre iniciativa associadas com as teorias econômicas constituem o núcleo de uma ciência preocupada em estudar a sociedade afastando-se de qualquer noção apriorística do fato estudado”.
Explique, a partir da leitura da unidade e do fragmento em questão, o objetivo do surgimento da Sociologia e sua preocupação com a compreensão do sistema social.
RESP: A sociologia é uma ciência que basicamente estuda o comportamento humano na sociedade. Uma sociedade é a associação de indivíduos que compartilham interesses, gostos, costumes, interagindo entre si, formando uma comunidade organizada.
Portanto, ela surgiu para que fosse entendida a situação da população após grandes revoluções, onde muitas coisas mudaram drasticamente. Foi uma forma de explicar como tal mudança seria possível. Houve uma mudança em massa dos trabalhadores rurais para o setor industrial e antes o que era feito de uma forma rudimentar após a revolução industrial foi substituído por maquinários, fazendo com que os trabalhadores se adaptassem a esse novo modo de trabalho.
A sociologia busca métodos para verificar os fatos como eles são e não como nós gostaríamos que fossem. Por ser uma ciência focada na natureza humana, ela esta dividida em vários grupos de estudo. Como por exemplo: sociologia da arte, sociologia da religião, sociologia das organizações, sociologia econômica, entre outras. E os principais agentes de socialização são a família, escola, grupo de amigos e grupos de referências.