Sociologia e Sociedade
A Sociologia e o cotidiano
A Sociologia volta-se o tempo todo para os problemas que o homem enfrenta no dia-a-dia de sua sociedade. Ela pretende ser um conhecimento cientifico sobre a realidade social e, enquanto tal, visa estabelecer teorias, bem como confrontá-las com a realidade.
Hoje, com a correria do dia a dia, fazer várias coisas com estudar, trabalhar namorar nos tira tempo, e nunca paramos para pensar sobre o que ocorre ao nosso redor. A sociologia nos ajuda no que diz respeito a essa parte, pois essa é a ciência que estuda as consequências sociais dos relacionamentos dos indivíduos na sociedade.
A Relação individuo-sociedade
É evidente que a Sociologia não tratará o indivíduo como um dado da natureza, isto é, como um ser autônomo, livre e absoluto desde o nascimento, mas o tratará como um produto social em alguma medida. Dizer, portanto, que o pensamento que estuda a relação indivíduo - sociedade é histórico significa dizer que nem sempre os homens perceberam a história da mesma maneira.
São os indivíduos a causa do sucesso ou fracasso de si mesmos,de suas familias,de sua própria escola,de sua instituição de fé e,como conseqüência,de sua própria sociedade. a sociedade forma-se por 3 categorias de indivíduos:os conformados,os in conformados e os reformadores. o nosso comportamento decorre da concepção que temos de nossa realidade.
Durkheim e os fatos sociais
As leis são um bom exemplo do raciocínio de Durkheim. Em toda sociedade existem leis que organizam a vida em conjunto. O indivíduo isolado não cria leis, nem pode modificá-las. São as gerações de homens que vão criando e reformulando coletivamente as leis. Essas leis são transmitidas para as gerações seguintes na forma de códigos, decretos, constituições, etc. Como indivíduos isolados, temos de aceitá-las, sob a pena de sofrer castigos por violá-las.
As consciências dos indivíduos que compõe uma sociedade geram, em conjunto, uma consciência coletiva. Isso é a