Sociologia e Sociedade
1 INTRODUÇÃO 6
2 O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA 7
3 A SOCIOLOGIA POSITIVISTA E A SOCIEDADE CAPITALISTA MODERNA 7
4 SOCIOLOGIA CIENTÍFICA OU MARXISTA 8
5 A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER 9
5 TEORIA SOCIOLÓGICA FUNCIONALISTA 9
6 A SOCIOLOGIA LATINO-AMERICANA E A SOCIOLOGIA BRASILEIRA 10
7 CONCLUSÃO 12 REFERENCIAS 13
INTRODUÇÃO
A Sociologia, desde o seu início, tem se preocupado com tudo o que acontece no interior da sociedade, principalmente com os conflitos entre as classes sociais. Para entender melhor esta importante ciência, vamos mostrar agora alguns conceitos e fatos históricos importantes para o estudo inicial da Sociologia.
O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
A Sociologia nasceu com a descoberta de que relações que até então eram tidas como naturais, fossem mutáveis e históricas. O ponto cronológico que marca o nascimento da Sociologia acontece no contexto da evolução histórica do período feudal para o industrial-capitalista.
Um dos fatores que propiciaram o nascimento da Sociologia foram as transformações políticas, econômicas e culturais que ocorreram no século XVIII, devido as Revoluções Francesa e Industrial, que iniciaram a instalação da sociedade moderna.
O seu surgimento aconteceu a partir da necessidade de refletir sobres as transformações e crises que enfrentava a nascente sociedade industrial, possibilitando uma nova forma de pensar, cuja preocupação básica consistia na organização e reestruturação da sociedade, mantendo a nova ordem capitalista.
A SOCIOLOGIA POSITIVISTA E A SOCIEDADE CAPITALISTA MODERNA
Após duas revoluções que deixaram a sociedade desorganizada e com um ambiente anárquico, deu-se início a um conhecimento Positivista desenvolvido por Saint-Simon, Augusto Conte e Émile Durkheim.
Saint-Simon foi bastante influenciado pelas idéias revolucionárias, principalmente as iluministas. Ele presenciou a desorganização da