Sociologia e sociedade
A CONCEPÇÃO FUNCIONALISTA DE SOCIEDADE: O POSITIVISMO DE ÉMILE DURKHEIM
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
PROF AGENOR FILHO
FICHAMENTO DO TEXTO 01 – PAULO MEKSENAS
Émile Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858, na cidade conhecida como Épinal. Viveu a época das mudanças das instituições feudais e o nascimento das sociedades capitalistas.
Teve sua vida influenciada pelas obras de Augusto Comte e Heber Spencer, os iniciadores do positivismo.
Como professor universitário da Faculdade de Soborne – França, fundou a cadeira universitária de SOCIOLOGIA.
Foi responsável pela formação de uma grande cadeia de seguidores e lutou para provar que a Sociologia é uma ciência e que como tal deve ser neutra diante dos fatos sociais e que esta não deve envolver-se com a política.
Para Durkheim, toda reforma social deve estar baseada primeiramente no conhecimento prévio e científico da sociedade e não na ação política.
Conheceu o movimento dos trabalhadores conhecido como “Comunas de Paris” e a Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918. A morte de seu filho e de seus melhores amigos, fez com que emocionalmente ficasse muito abalado e em 15 de dezembro de 1917 veio a falecer em Fontainebleau – França.
Deixou para a eternidade suas principais obras: • A Divisão do Trabalho Social, 1893. • As Regras do Método Sociológico, 1895. • O Suicídio, 1897. • As Formas Elementares da Vida Religiosa, 1912. • Lições de Sociologia, data não identificada. • Educação e Sociologia, data não identificada. • Educação Moral, data não identificada.
Conceitos básicos do positivismo:
A Sociologia de Durkheim tenta compreender o capitalismo. Para isso, Durkheim desenvolve uma série de conceitos ou, dizendo de outra maneira, uma teoria.
Do conceito – Pode-se definir conceito como sendo um conjunto de idéias desenvolvidas a partir a nossa inteligência, que tem por objetivo explicar um fenômeno qualquer.
Do Capitalismo, como explicar