sociologia e direito
Os irmãos naves foi um acontecimento policial e jurídico que ocorreu a época do estado novo no Brasil, no qual os dois irmãos sofreram e foram presos e barbaramente torturados, sendo obrigado a confessar sua suposta culpa em um crime no qual não cometeram. Esse caso ficou conhecido como um dos maiores erros judiciais da historia do país, e um dos que tiveram maior repercussão tanto que sua historia serviu de inspiração para a criação de um filme, “O caso dos irmãos Naves”, de Luiz Sergio Pérson.
Os irmãos naves foram acusados pelo delegado Chico Vieira, que eles poderiam ter assassinado Benedito afim de ficar com os seus noventa contos afim de saldar possíveis dívidas de comercio. Durante vários meses Chico vieira e seus comandados submetem os irmãos Naves à torturas medievais diversas, para que confessem que teriam matado Benedito e escondido o seu dinheiro para depois resgatá-lo.
No primeiro julgamento, ocorrido em 1938, começa a surgir a verdade, através dos depoimentos de outros presos que também testemunhavam as atrocidades sofridas pelos Naves. O júri votou - por seis votos favoráveis e um contra - pela absolvição de Sebastião e Joaquim. Realizou-se então no mesmo ano um novo julgamento no qual se confirmou o voto, por seis a um, da inocência dos réus. No entanto, eles não poderiam aproveitar sua tão sonhada liberdade. Por meio disso os irmãos são condenados por mais 25 anos e meio de prisão. Após 8 anos e 3 meses eles foram postos em liberdade por bom comportamento condicional. Em 1948, morre o delegado Chico Vieira de derrame cerebral. Três meses depois morre um dos irmãos Naves, Joaquim Naves, no asilo em que vivia, para se tratar de uma longa doença que contraíra por causa das torturas, que debilitaram muito sua saúde. Para seu irmão sobrevivente começava uma nova luta: a da definitiva prova de sua inocência. Por sete anos inteiros, Sebastião e seu advogado João Alamy Filho lutaram na justiça até 1960, quando conseguiram processar o