Sociologia e antropologia das organizações
É visto como uma ciência, reflexão e teoria filosófica sobre a humanidade e sua cultura. Tem como objetivo o estudo completo do homem e da humanidade em total, buscando suas dimensões biológicas, sociais e culturais, incluindo também a sua origem, comportamento e desenvolvimento social. Seu principal instrumento de trabalho é a pesquisa de campo que possui um vasto leque de investigação como grupos étnicos e religiosos, migrações, formação de grupos rurais e urbanos, além de livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras.
A princípio, a antropologia dividiu-se em duas áreas de estudo: a biológica e a cultural, sendo assim as duas dimensões básicas do ser humano. Posteriormente mais duas áreas ganharam destaque: a arqueologia e a antropologia lingüística.
ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA
Procura compreender o homem como ser biológico, estudando principalmente sua origem, evolução, variações e constituição física. Procura também desenvolver um conhecimento antropológico com ênfase nas características físico-biológicas das populações humanas, tanto antigas como modernas, levando em conta também a interação entre biologia e cultura.
ANTROPOLOGIA SÓCIO-CULTURAL
A antropologia sócio-cultural estuda as adaptações sócio-culturais do grupos humanos tanto contemporâneos quanto extintos, aos diversos estímulos que encontraram no decorrer de sua história, Em outras palavras , estuda a diversidade cultural humana, sejam elas contemporâneas ou extintas, procurando compreender o homem enquanto ser cultural e social. Seu foco de estudo está na produção cultural, relações sociais, comportamento e desenvolvimento social.
ARQUEOLOGIA
A arqueologia é a investigação das sociedades humanas através do estudo de vestígios materiais por elas deixados (artefatos). Embora a imagem do profissional em arqueologia mais difundida seja a de