Metodologia científica
1.1 - Teoria do Conhecimento
A teoria do conhecimento tem o seu início com a seguinte pergunta: Podemos ter um conhecimento exato do mundo que nos cerca? Ou seja, trata-se de saber se o mundo é conhecido tal qual é, ou de forma diferente do que aparenta ser? Cientificamente – gnosiologia – o conhecimento é o reflexo é a reprodução do objeto na nossa mente. Neste processo do conhecimento incluem-se os sentidos, a razão e a intuição. À dúvida em saber qual delas é a origem, a base principal de conhecimentos.
1.2 - As diferentes doutrinas de conhecimentos.
O Empirismo
Este conhecimento é partir da experiência, algo recebido ou experimentado pelos nossos sentidos. A partir daí podemos gerar idéias. Com conhecimentos e experiências adquiridas é que a personalidade ser forma.
A Razão
É algo que nos faz agir por intuição, emocionalmente. Porém os nossos sentidos nos enganam e nunca podem conduzir a um conhecimento verdadeiro, uma vez que o mundo da experiência encontra-se em contínua mudança e transformação. A razão parte da consciência do ser adulto que já adquiriu e formou muitas ideias e princípios da razão. Um grande erro neste conhecimento é separar a razão do conhecimento, considerando que a razão não depende de nada nem da experiência, e pode por si própria conhecer a verdade.
A Intuição
A intuição é uma função especial da mente humana que age pelo pensamento, independentemente da pessoa ser ou não letrada. É um fenômeno psíquico natural que todos os seres humanos possui em diferentes graus, conforme certas condições. É uma forma de conhecimento obtida de maneira muito clara e de forma direta, sem a intervenção do raciocínio, de uma só vez e não por meio de atos sucessivos.
1.3 - Cinco (5) tipos de conhecimento:
Conhecimento Empírico: Fundamentado apenas na experiência. Doutrina ou atitude que admite, quanto à origem do conhecimento.
Conhecimento Científico: Exige demonstração, submete-se à comprovação e teste. Seu