sociologia
Corpo de Alunos
1º Esquadrão – Turma Bravo
AL 2014/058 FIGUEIREDO e AL 2014/086 BOTURA
1. Qual a diferença entre as ciências sociais e as ciências naturais?
As ciências naturais estudam todas as disciplinas científicas que dizem respeito a natureza. Dessa forma tratam dos aspectos físicos e concretos da realidade. Já as ciências sociais buscam compreender o relacionamento do ser humano na vida pratica e afetiva pelos quais interagem uns com os outros, estabelecendo regras e valores.
2. A sociologia pode ser considerada uma ciência? Por quê?
A sociologia é uma ciência, pois tem como objeto de estudo os fenômenos sociais. Dessa forma, ela utiliza de instrumentos das outras ciências como História, Geografia, Economia, Filosofia, Antropologia, Psicologia e Ciência Política. Isso ocorre porque as sociedades são conjuntos de relações que não podem ser estudadas sem contexto.
3. Fale sobre o surgimento da sociologia como disciplina. Discorra sobre o seu contexto histórico, sobre aquele que é considerado o criador da sociologia e sobre o sociólogo que considerado o criador do método sociológico.
A Sociologia começou a se desenvolver como disciplina no século XVIII, como contra-ataque acadêmico para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
Émile Durkheim é considerado o criador da sociologia e do método sociológico. Segundo Durkheim, os fatos sociais possuem três características que são:
• Coerção social que é a força dos fatos que faz com que o individuo aceite as regras desconsiderando a sua própria vontade.
• Exterioridade é o que faz os fatos serem exteriores ao individuo independente da sua consciência.
•