Sociologia tocqueville x marx
Trabalho avaliativo referente à disciplina Sociologia
Ministrada pelo professor Adriano Cerqueira
Para o primeiro período do curso de Direito
Aluno: Lígia Fanton Ribeiro
Questão: Apresente o entendimento de modernização em Tocqueville e Marx e discuta as diferenças de entendimento (se houver).
Ao se observar a dissolução da ordem feudal social e a criação de uma sociedade moderna, podemos perceber que Marx e Tocqueville possuem visões diferentes sobre a natureza dessa nova ordem e do futuro que esta poderá originar. Marx vê a sociedade composta basicamente de duas classes antagônicas e que essa diferença é cada vez mais reforçada pelo capitalismo. Já Tocqueville vê a sociedade seguindo uma tendência de homogeneidade, onde a sociedade de iguais cria uma sociedade de massa em que a democracia ou o despotismo é resultado.
Na imagem de Marx, os antagonismos de classe e interesses só podem ser melhorados através da revolução do proletariado e subsequente eliminação de classes. Essas perspectivas sobre a sociedade moderna fornecem opiniões diferentes quanto à composição da sociedade moderna e os possíveis resultados sociais.
Tocqueville tem a visão de que na sociedade moderna a hierarquia e a divisão de classes da sociedade aristocrática foram dissolvidas, e então existe apenas uma igualdade básica de condições. As diferenças na sociedade moderna para ele eram apenas no grau de riqueza, há ainda pobres e ricos, Os pobres "são poucos, e a lei não os tem atraído juntos pela ligação de um estado irremediável e de hereditária miséria. Os ricos, por sua vez, estão espalhados e impotentes. Como não há mais uma raça de pobres homens, então não é uma raça de homens ricos, a diária rica sair da multidão e constantemente retornar para lá “(A Democracia na América)”.
Ao contrário da aristocrática, a sociedade moderna é composta por indivíduos cada vez mais iguais e isolados, já que esta não possui mais os antigos laços que