Fichamento Classe Estamento e Partido
Em “Classe, Estamento e Partido”, Weber busca entender o eixo de organização da sociedade, o qual nos permite com que nos relacionemos, apontando como operadores da organização da vida em sociedade o Estado e o Mercado. Para tal, argumenta que a estrutura de manutenção da ordem influi diretamente na distribuição de poder econômico, ou qualquer outro, dentro de sua respectiva comunidade (p.211). Nesse sentido, a ordem social é estreitamente condicionada pela ordem econômica, e por sua vez, influi nela (p.212).
“A forma pela qual as horas sociais são distribuídas numa comunidade, entre grupos típicos que participam dessa distribuição, pode ser chamada de ‘ordem social’. Ela e a ordem econômica estão, decerto, relacionadas da mesma forma com a “ordem jurídica”.. Não são, porem, idênticas. A ordem social é, para nós, simplesmente a forma pela qual os bens e serviços econômicos são distribuídos e usados. A ordem social é, decerto, condicionada em alto grau pela ordem econômica, e por sua vez influi nela”
Dessa forma, “classes”, “estamentos” e “partidos” são a fenômenos da distribuição de poder dentro de uma comunidade (p.212).
Classe: Para Weber, a classe se estrutura nas sociedades complexas. Desta forma, o que a que configura é estar inscrita em um tipo de organização social que prevê acumulação, troca e organiza as relações sociais a partir de um operador abstrato: O mercado. Supõe socialização, forma de esta no mundo que deriva da organização mercantil.
Tipo Ideal: Classe – Sociedades Complexa.
Marx: Aponta um núcleo contraditório da vida social, que pode se estender para qualquer tipo de sociedade. Assim, classes existem sempre, independente do tipo de sociedade, e o conflito entre elas movimenta a sociedade.
Sociedades complexas para Weber: Há dualidade entre aqueles que possuem e os que não possuem. Marx exige na configuração de sua teoria, que observemos como possuidor aquele que deténs meios de produção